image
Logo Essência Cigana
CADASTRO DE NOVIDADES

ACEITAMOS

Bandeiras
Facebook
fone e endereço
CURIOSIDADES
Fenix

A Fênix

   Pássaro mítico associado à adoração ao fogo e ao sol, um dos símbolos mais importante de transformação, ressurreição e imortalidade. É associada à águia e tem impetuosas asas vermelhas ou douradas, sugerindo o sol nascente. No Antigo Egito, era conhecido como pássaro Bennu e retornava a cada 1.400 anos para sentar-se na pedra sagrada ben ben em Heliópolis (?cidade do sol?). No mito mais celebrado, a fênix crema a si própria em uma pira de madeira acesa pelos raios do sol para se erguer das cinzas como um pássaro jovem. Na tradição judaica, ela murcha após mil anos, transformando-se em um ovo do qual emerge rejuvenescida. Na mitologia persa é Simurg, símbolo de divindade e da jornada mística da alma em direção à luz.

   Na China, é Feng-huang. Como feng é um símbolo masculino e solar; como Huang é feminino e lunar, uma personificação da união de yin e yang. É retratada como um pássaro misto de plumagem colorida, com a cabeça de um galo em forma de sol e as costas de andorinha, sugerindo a lua crescente. As asas significam o vento, as caudas, a vida das plantas e seus pés, a terra. As qualidades humanas estão associadas às partes do corpo da fênix. O tórax é a humanidade e sua cabeça, a virtude. É considerado o imperador dos pássaros e uma das quatros criaturas sagradas (junto com o dragão, o unicórnio e a tartaruga) que trazem paz e prosperidade. Sua aparência anuncia um imperador ou profeta auspicioso. Também conhecida como ?pássaro escarlate?, a fênix está associada ao verão, ao sul e ao vermelho. É um emblema nupcial chinês que significa unidade através do matrimônio.

   No Japão é chamado de Ho-O e é símbolo popular no Budismo da Terra Santa, que enfatiza a reencarnação do espírito. É um tema popular nos santuários de Shinto (mikoshi) e, como o dragão, é um símbolo de autoridade imperial.