image
Logo Essência Cigana
CADASTRO DE NOVIDADES

ACEITAMOS

Bandeiras
Facebook
fone e endereço
Cartas Ciganas
1035.b22a3f6af582229a359f6cc7a0682892

UM POUCO DA HISTÓRIA


 Mademoiselle Marie-Anne-Adelaïde LeNormand ou simplesmente Mlle Lenormand foi uma cartomante francesa de grande renome, que também exercia, além de outras artes, a quiromancia.
    Teve entre suas clientes Josefina de Beauharnais, esposa de Napoleão Bonaparte. Ela teria previsto, segundo a aura de magia que cerca seu nome, a ascensão e queda do imperador Napoleão, os segredos da imperatriz Josefina e o destino de muitos notáveis de seu tempo.
    Lenormand nasceu em Alençon, na Normandia, segundo ela no dia 27 de maio de 1772, embora os documentos originais indiquem 16 de setembro de 1768. Perdeu seu pai quando tinha apenas um ano de idade e, a seguir, sua mãe, aos 5 anos. Foi enviada a um convento, de onde surgem os primeiros relatos de seus dons de clarividência.

 Em 1807, Mlle. Lenormand leu as mãos de Napoleão e descobriu sua intenção de se divorciar de Josefina. Para afastá-la de cena, ele a mandou à prisão, em 11 de dezembro de 1809, onde a vidente permaneceu durante doze dias, enquanto ele providenciava o divórcio. Esse fato foi o verdadeiro lançamento de sua carreira e ela se tornou a cartomante mais popular de sua época.
    Ativa e desembaraçada, escreveu perto de trinta livros, que continuam inéditos até hoje.

 Em 25 de junho de 1843, aos 74 anos de idade, foi enterrada em Paris, no cemitério Père Lachaise. Alguns críticos disseram que seu maior dom era a habilidade de amealhar riquezas. De fato, por ocasião de sua morte, deixou uma grande soma de dinheiro.

- O Pequeno Lenormand
    O baralho da "Sibila de Alençon" foi inicialmente publicado em 1828 e compreendia 52 cartas, as mesmas do baralho comum. Esse conjunto foi redesenhado e reduzido a 36 cartas por volta de 1840, presumivelmente pela própria Mlle. Lenormand, à cargo da casa impressora Grimaud.
    O conjunto menor, de 36 cartas, ficou conhecido como o Pequeno Lenormand. Esse "tarot", na verdade, consiste de uma utilização parcial de 9 cartas de cada um dos quatro naipes do baralho comum, num total de 36 cartas. Ela utiliza apenas o Ás e as cartas numeradas de 6 a 10 e, no caso das figuras, deixa o Cavaleiro de lado, como acontece, em alguns casos, com as cartas de jogar utilizadas na França nos últimos três séculos.
 
- As cartas são numeradas de 1 a 36, numa ordem própria que não segue
nem o critério de naipes nem o da numeração habitual das cartas de jogar
    
    Como já acontecia com o baralho de Etteila, outro famoso cartomante francês, anterior a Mlle. Lenormand, são adicionadas gravuras diversas às cartas numeradas. Trata-se de um recurso que, para a cartomancia popular, facilita a atribuição de significados práticos às cartas. Tal medida, se por um lado dá maior proximidade ao leitor, por outro, delimita e reduz drasticamente sua amplitude simbólica.
    A popularidade do baralho Lenormand, estimulou incontáveis cópias e imitações por toda Europa e, até hoje, é redesenhado. Algumas variantes são anunciadas como "Tarô Cigano"
      
Nas sucessivas cópias, trocam-se os brasões dos impressores (no alto, à direita)
e os desenhos representativos dos naipes do baralho comum são, em alguns casos,
substituídos por textos explicativos dos significados das cartas.

- O Grande Lenormand
    O baralho mais antigo com o nome de Mlle. Lenormand é o “La Sybille des Salons”, com 52 cartas, cada uma delas mostrando um personagem diferente.
    A primeira edição, de 1828, destinada à cartomancia, tem cartas do tipo "a conversa”, "a viagem", "o casamento", num estilo que lembra as modernas histórias em quadrinho.
    Trata-se de um gênero de jogo popular bastante difundido na França, Inglaterra e Alemanha a partir dos anos 1700.
    O baralho de “A Sibila” foi logo redesenhado pelo célebre ilustrador Grandville, Gérard Jean Ignace Isidore, e publicada com mesmo título,
         
por volta de 1840, pela impressora parisiense Grimaud.
    As 52 cartas desse jogo correspondem ao baralho comum, com 13 cartas para cada naipe. Como acontece com o “Pequeno Lenormand”, estão incluídas apenas três figuras – Valete, Rainha e Rei – sem o Cavaleiro do Tarô Clássico.
 
          

  Marque sua consulta ainda hoje clique aqui

Consultas somente com hora marcada (67) 3029 8855

 Tim:(67) 9986-7735/ Claro:(67) 9174-3003/Vivo:(67) 9914-7738